"Se vim ao mundo, foi só para desflorar florestas virgens, e desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!" José Régio – Cântico Negro, in Poemas de Deus e do Diabo.
copyright © [marta monteiro] | todos os direitos reservados
ALGUMAS NOTAS IMPORTANTES SOBRE O DIREITO DE AUTOR
» O âmbito do direito de autor e os direitos conexos incidem a sua protecção sobre duas realidades: a tutela das obras e o reconhecimento dos respectivos direitos aos seus autores.
» O direito de autor protege as criações intelectuais do domínio literário, científico e artístico, por qualquer modo exteriorizadas.
» Obras originais são as criações intelectuais do domíio literário, científico e artístico, qualquer que seja o seu género, forma de expressão, mérito, modo de comunicação ou objecto.
» Uma obra encontra-se protegida, logo que é criada e fixada sob qualquer tipo de forma tangível de modo directo ou com a ajuda de uma máquina.
» A protecção das obras não está sujeita a formalização alguma. O direito de autor constitui-se pelo simples facto da criação, independentemente da sua divulgação, publicação, utilização ou registo.
» O titular da obra é, salvo estipulação em contrário, o seu criador.
» A obra não depende do conhecimento pelo público. Ela existe independente da sua divulgação, publicação, utilização ou exploração, apenas se lhe impondo, para beneficiar de protecção, que seja exteriorizada sob qualquer modo.
» O direito de autor pertence ao criador intelectual da obra, salvo disposição expressa em contrário.
2 comentários:
Muito bom itenerátio, tenta fazer um desvio ao Corvo, um pequeno paraiso.
também já andei a fazer estas voltas, e talvez esteja para breve repeti-las. continuas de lomo em punho? é verdade lá estive na ásia, não entre pequin e lhasa mas por lá perto :)
Enviar um comentário